-
Arquitetos: Oyler Wu Collaborative Oyler Wu Collaborative; Oyler Wu Collaborative Oyler Wu Collaborative
- Ano: 2016
-
Fotografias:Scott Mayoral
3DS Culinary é um laboratório criativo que está na confluência da tecnologia e das artes colunárias. Dedicado à experimentação e colaboração entre projetistas, chefes e artistas, o novo espaço culinário 3DS na Melrose Avenue em Hollywood, é um reflexo direto do espírito inovador da empresa. Situado em um edifício neoclássico de 1928 que abrigava um banco, os arquitetos limparam o volume interior até os elementos mais básicos, deixando apenas a cobertura em concreto, as paredes externas de alvenaria e as treliças metálicas aparentes que uma vez seguravam o forro ornamentado. Dentro do volume aberto, um interior contemporâneo contrasta com o aspecto cru do edifício original.
O programa espacial, assim como a tecnologia em si, delimita um território novo e interessante. O espaço inclui uma sala de impressão de comida em um pé direito duplo envidraçado, além de quase uma dúzia de impressoras de comida 3D e uma cozinha demonstrativa, utilizada por chefes para exibir os últimos avanços culinários que fazem uso da tecnologia. O espaço também inclui os escritórios administrativos e uma área de exposição utilizada tanto como centro de ensino e para demonstrar uma grande variedade de produtos e ideias provenientes de impressoras 3D.
Em balanço por sobre a sala de impressão de comida e em uma posição estratégica sobre a cozinha de demonstração, um mezanino parece pairar por sobre o volumoso espaço. Este mezanino é envolto em um guarda-corpo composto por elementos lineares de aço branco e painéis de madeira CNC gravados. Com os avanços da tecnologia de impressão 3D, que atua como impulso no incentivo ao uso e o desenho deste sistema de fabricação própria do guarda corpo, com sua massa, materialidade, e detalhamento que enfatizam geometrias complexas.
Fabricadas a partir de centenas de elementos lineares de aço junto a superfícies planas de madeira, as formas volumétricas parecem se mover para dentro e para fora, subindo as escadas e criando o guarda corpo do mezanino superior e que também se transforma em bancos junto a ele. Complementando as qualidades de técnicas similares à da filigrana para o guarda corpo, grandes blocos de madeira compõem a grande bancada da cozinha de demostração e uma superfície da parede ao longo da escadaria. As inflexões entalhadas dentro das geometrias das superfícies formam diálogos sutis entre as todas as geometrias contidas no espaço.